sexta-feira, 24 de outubro de 2014

À volta dos livros: #2 Madalena, Francisco e Isabel Stilwell - Histórias para contar em minuto e meio (vol. 1, 2 e 3)

STILWELLMadalenaFrancisco IsabelHistória para contar em minuto e meio (vol. 1,2 e 3), Lisboa, Verso da Kapa, 2005, 2006, 2009.
Ilustrações: vol.1, Marta Torrão; vol.2, Helena Simas; vol.3, Carla Nazareth.

Obras recomendadas pelo PNL / Plano Nacional de Leitura para o 2º ano/CE1.



     Isabel Stilwell publicou com os filhos, Madalena e Francisco, na editora Verso da Kapa, histórias para contar, tal como o título sugere, em minuto em meio. Os três primeiros volumes foram publicados na primeira década do século XXI (2005, 2006 e 2009) e refletem os tempos atuais onde ninguém tem tempo para nada, muito menos para contar histórias aos mais novos. Mas os nossos pequenotes precisam que tenhamos tempo para lhes contarmos histórias, precisam que lhes alimentemos a imaginação…

     Estes três volumes propõem textos curtos, cheios de atualidade, originais e divertidos, que podem ser lidos, depois do jantar, quando as crianças ainda não sabem ler. Feito o primeiro ano da escola primária, os jovens leitores já podem ler uma história em minuto e meio para adormecerem os pais!

     Vale a pena descobrir estes livros e tentar com eles criar o prazer da leitura em português!

Ilustração de Carla Nazareth (in Histórias para contar em minuto e meio - vol. 3)

EU QUERO UM NETO DESARRUMADO
     «Era uma vez um menino muito arrumadinho. Punha os brinquedos arrumados por tamanhos, dobrava as camisas tão direitinhas que parecia que vinha de uma engomadeira, e a pasta da escola estava sempre absolutamente arrumada. O estojo tinha uma caneta, um lápis afiado, uma caneta sobresselente para quando a tinta acabasse na outra, uma borracha e um afia-lápis. E os cadernos estavam forrados, com as etiquetas muito direitas, e lá dentro não havia riscos, nem escritos por cima, nem páginas rasgadas.

     A mãe gostava muito de ter um filho tão arrumadinho […] Mas a avó do Zé Pedro não gostava nada…»
In Histórias para contar em minuto e meio (vol. 2), Lisboa, Verso a Kapa, 2006, p. 124.


E ainda levam uma pequena história completa para vos adoçar a boca...
CLIQUE AQUI!


Prof. Isabel da Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário